Educação Infantil

Rasgar e Amassar Papel na Educação Infantil (BNCC)


O ato de rasgar e amassar papel tem uma importância significativa na educação infantil, pois desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, motor e emocional das crianças. Aqui estão alguns pontos que destacam a importância dessa atividade:

  1. Desenvolvimento motor: Rasgar e amassar papel ajudam as crianças a aprimorar suas habilidades motoras finas. Ao praticar esse movimento, elas aprimoram a destreza dos dedos, a coordenação mão-olho e o controle muscular. Essas habilidades motoras são essenciais para tarefas futuras, como escrever, desenhar e manusear objetos com precisão.
  2. Sensibilidade tátil: Manipular o papel ajuda a desenvolver a sensibilidade tátil das crianças. Elas experimentam diferentes texturas, espessuras e resistências ao rasgar e amassar diferentes tipos de papel. Essa experiência tátil contribui para o desenvolvimento sensorial e ajuda as crianças a refinar sua percepção do mundo ao seu redor.
  3. Criatividade e expressão artística: Rasgar e amassar papel oferecem uma forma de expressão artística única para as crianças. Elas podem criar diferentes formas, padrões e texturas usando o papel rasgado e amassado. Essa liberdade criativa estimula a imaginação e encoraja a exploração artística, permitindo que as crianças expressem seus pensamentos, emoções e ideias de maneira não verbal.
  4. Resolução de problemas: Ao rasgar e amassar papel, as crianças são desafiadas a encontrar diferentes maneiras de lidar com o material. Elas podem experimentar diferentes técnicas, como rasgar em linha reta ou em formas específicas, e encontrar soluções para os desafios que encontram. Isso estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas, pois as crianças descobrem maneiras de atingir o resultado desejado.
  5. Controle emocional: Rasgar e amassar papel podem ser atividades terapêuticas para as crianças, pois permitem que elas liberem emoções negativas ou frustrações de forma segura. Essa ação física ajuda a liberar a tensão e a ansiedade, permitindo que as crianças expressem suas emoções de maneira construtiva.
  6. Aprendizado conceitual: O uso do papel rasgado e amassado também pode ser incorporado a atividades educacionais para facilitar o aprendizado conceitual. Por exemplo, as crianças podem rasgar e amassar papel para representar diferentes formas geométricas, letras do alfabeto ou partes de uma história. Essa abordagem prática e tátil ajuda as crianças a compreender conceitos abstratos por meio de experiências concretas.

Em resumo, rasgar e amassar papel na educação infantil é uma atividade valiosa que promove o desenvolvimento motor, a criatividade, a resolução de problemas, o controle emocional e o aprendizado conceitual das crianças. É uma forma divertida e envolvente de explorar o mundo ao seu redor, permitindo que as crianças experimentem diferentes texturas, expressem-se artisticamente e desenvolvam habilidades essenciais para seu crescimento e aprendizado.

Exemplo de um plano de aula sobre rasgar e amassar papel na Educação Infantil

Tema: Explorando texturas e formas com papel rasgado e amassado

Objetivos:

  • • Desenvolver habilidades motoras finas por meio do ato de rasgar e amassar papel.
  • • Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças.
  • • Promover o desenvolvimento sensorial e a percepção tátil.
  • • Introduzir conceitos básicos, como formas e texturas.
  • • Desenvolver a capacidade de resolver problemas e experimentar diferentes técnicas.

Faixa etária: 3 a 4 anos

Tempo estimado: 45 minutos

Recursos necessários:

  • • Papel variado (papel de seda, papel crepom, papelão, papel colorido etc.).
  • • Cola líquida.
  • • Tesouras sem ponta (opcional).
  • • Cartolinas ou papel grande para fundo (opcional).
  • • Material para decoração (lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas etc.).

Atividades:

  1. Introdução (5 minutos):
  • • Reúna as crianças em círculo e inicie uma conversa sobre diferentes tipos de papel e suas texturas. Mostre alguns exemplos de papéis e peça para que as crianças descrevam o que sentem ao tocar cada um deles.
  • • Explique que hoje eles terão a oportunidade de rasgar e amassar papel para criar diferentes formas e texturas.
  1. Exploração tátil (10 minutos):
  • • Distribua os diferentes tipos de papel para as crianças.
  • • Incentive-as a explorar as texturas através do toque, esfregando o papel entre as mãos, amassando-o, esticando-o etc.
  • • Estimule a linguagem oral, fazendo perguntas como: “Como o papel se sente?”, “Ele é macio, áspero, liso ou rugoso?”, “Você gosta de alguma textura em particular?”
  1. Rasgar e amassar (15 minutos):
  • • Demonstre como rasgar o papel em pedaços pequenos ou em formas específicas, como círculos, quadrados ou retângulos. Se apropriado para a faixa etária, as crianças também podem usar tesouras sem ponta para cortar o papel.
  • • Incentive-as a experimentar diferentes técnicas de rasgar e amassar para criar formas e texturas interessantes.
  • • Lembre-as de que não há respostas certas ou erradas, pois a atividade é sobre explorar e ser criativo.
  1. Criação artística (15 minutos):
  • • Forneça um fundo grande, como uma cartolina ou papel, onde as crianças possam colar suas criações.
  • • Incentive-as a usar cola líquida para fixar os pedaços de papel rasgado e amassado no fundo, formando diferentes formas, padrões ou até mesmo imagens livres.
  • • Após colar o papel, as crianças podem decorar suas criações com lápis de cor, giz de cera ou canetas hidrográficas.
  1. Encerramento (5 minutos):
  • • Incentive as crianças a compartilhar suas criações com o grupo, explicando o que fizeram e como se sentiram ao criar com papel rasgado e amassado.
  • • Promova uma discussão em grupo, perguntando às crianças sobre as diferentes texturas e formas que exploraram durante a atividade.
  • • Recapitule os objetivos da aula, destacando como o rasgar e amassar papel pode ser divertido e criativo, além de ajudar no desenvolvimento das habilidades motoras e sensoriais.

Avaliação:

Durante a atividade, observe o envolvimento e a participação ativa das crianças. Avalie a capacidade delas em explorar diferentes texturas, formas e técnicas ao rasgar e amassar papel. Observe também sua expressão criativa e o grau de resolução de problemas ao experimentar novas ideias. A avaliação deve ser contínua e formativa, levando em consideração o desenvolvimento individual de cada criança.

Adaptações:

  • • Para crianças mais novas ou com habilidades motoras limitadas, ofereça papéis mais fáceis de rasgar, como papel de seda, ou permita que elas usem as mãos para amassar o papel.
  • • Se houver crianças com alergias ao papel, substitua por outros materiais seguros para serem rasgados e amassados, como papelão ondulado.

Conexões interdisciplinares:

  • • Matemática: Explore conceitos de formas geométricas ao criar figuras específicas com o papel rasgado.
  • • Linguagem: Incentive as crianças a descrever as texturas e compartilhar suas experiências durante a atividade.
  • • Artes: Conecte a atividade com outras formas de expressão artística, como pintura, desenho ou modelagem com massinha, estimulando a criatividade.

Lembrando que esse é apenas um exemplo de plano de aula e você pode adaptá-lo conforme as necessidades e características das crianças que estão sob sua responsabilidade.

Qual o objetivo de rasgar papel no Berçário?

O objetivo de rasgar papel no berçário é proporcionar às crianças pequenas uma experiência sensorial e promover o desenvolvimento motor. Ao rasgar papel, os bebês fortalecem os músculos das mãos e dos dedos, melhorando sua coordenação motora fina. Além disso, essa atividade estimula a curiosidade e a exploração, permitindo que os bebês descubram diferentes texturas e sons, contribuindo para seu desenvolvimento sensorial.