Serviços de Saúde
Autoteste Covid-19

Para quem ainda não sabe, o autoteste para Covid-19 é um exame de antígeno que pode ser realizado pela própria pessoa em sua casa. O resultado sai em média e 15 minutos.

Sua rapidez pode ser explicada pelo mecanismo que é utilizado pelo teste para identificar ou não a presença do vírus em suas amostras.

Pois o teste de antígeno busca proteínas características da superfície do coronavírus, composto por anticorpos que são capazes de identificar tais proteínas. E quando as encontra dá positivo

Sensibilidade do Autoteste

Já quanto a sensibilidade dos testes de antígenos é cerca de 60% a 40%.

Sendo um teste para quando o paciente está nos primeiros dias de infecção, apresentando os primeiros sintomas.  Sendo assim se o resultado for positivo, a pessoa está com Covid.

Mas lembrando que caso o resultado seja negativo principalmente quando o paciente teve contato com outra pessoa com diagnóstico positivo é preciso continuar investigando.

Interpretação de Resultado

Resultado Positivo

A presença de uma linha de teste (T), independentemente da sua intensidade, juntamente com uma linha de controle (C) significa um resultado positivo. Mesmo que a linha de teste seja muito ténue ou não seja uniforme, o resultado do teste deverá ser interpretado como um resultado positivo. Significa que existe uma infeção por SARS-CoV-2 ativa. Confirme sempre que aparecer uma linha de controle (C), mesmo que ténue. Caso contrário, o teste é inválido.

Resultado Negativo

No caso de um resultado negativo, apenas aparecerá a linha de controle (C). A linha de teste (T) não irá aparecer. Um resultado negativo significa que o risco de estar infectado com SARS-CoV-2 é muito improvável. Deve então o paciente continuar a manter todas as medidas de proteção e higienização em vigor. Confirme sempre que aparece uma linha de controlo (C), mesmo que ténue. Caso contrário, o teste é inválido.

Resultado Inválido

Se não for avistado de forma visível nenhuma linha de controle (C), o teste é considerado inválido, sendo neste caso, refazer o autoteste novamente.

Um fato importante é que em casos suspeitos de infecção mas com um resultado negativo, é recomendada a repetição do teste após 1-2 dias, uma vez que a precisão do teste varia conforme o estagio da infecção.