Mafra ∙ SC
CAPS I • Centro de Atenção Psicossocial

Rua José Boiteux, 1134

(47) 3642.5298 Mapa


CAPS I (Casa Azul)

O CAPS I em Mafra/SC tem como objetivo promover a saúde mental e ressocialização do paciente, contando com uma equipe técnica especializada sob a direção e coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, que avalia e elabora o melhor tratamento por meio de um plano terapêutico individual.

Entre suas terapias estão atividades que são realizadas na horta, oficinas de expressão corporal (Dança), oficinas de pintura em tela, oficinas de capoeira e boxe chinês, tudo isto com intuito de recuperar a auto estima e a comunicação social.

Hoje, sendo um local com ótima referência para o tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves ou persistentes.

O ingresso no CAPS I em Mafra/SC é realizado através de encaminhamento por serviços ou profissionais de saúde ou por conta própria em casos extremos.

Transporte: A Secretaria Municipal de Saúde do município de Mafra/SC, também oferece a disponibilidade de transporte de pacientes que participam dos grupos terapêuticos e oficinas do CAPS I para quem não tem condições próprias de se locomover até o local.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Existem diferentes modalidades de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que funcionam como pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

Incluindo tambem aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.

Modalidades

CAPS I:
Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

CAPS II:
Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

CAPS i:
Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

CAPS ad Álcool e Drogas:
Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

CAPS III:
Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

CAPS ad III Álcool e Drogas:
Atendimento e 8 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação; funcionamento 24h; todas faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

Fonte: Ministério da Saúde