Mafra ∙ SC
Dr. Lincoln Francisco do Nascimento

Neuropediatra

(47) 3642.2370

Lincoln Francisco do Nascimento: Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 2003. Fez residências médicas em Pediatria pelo Hospital Infantil Pequeno Príncipe, de Curitiba, e em Neurologia Infantil pelo CENEP (Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas · UFPR).

Além do Centro de Especialidades Médicas, o mesmo atua como plantonista na Maternidade Catarina Kuss e como neuropediatra no Núcleo Materno Infantil de Mafra. Atende a consultas particulares e Unimed.

Registro Profissional
CRM/PR 20454 | CRM/SC 16169 | RQE 16749 (ped) / 456 (neuro)

Contatos
(47) 3642.2370 (47) 3645.1569

E-mail
lincoln@saudecemm.com.br

Clínica CEMM

Neuropediatria
A Neurologia Infantil é a especialidade clínica que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.

É o neurologista infantil, também chamado de neuropediatra, que avalia todo o desenvolvimento da criança, analisando suas conquistas motoras, de raciocínio e de linguagem, desde o nascimento até a adolescência.

Nos últimos anos, com todos os avanços científicos nas áreas de genética molecular, exames de imagem, eletroencefalografia e bioquímica, houve uma melhora significativa na avaliação e diagnóstico dos distúrbios observados no campo da Neurologia Infantil.

Todos esses novos conhecimentos nos têm permitido maiores e melhores abordagens para as crianças com atraso global do desenvolvimento, atraso na fala, epilepsia, doenças do metabolismo e musculares, infecções cerebrais, sequelas de prematuridade e doenças genéticas neurodegenerativas.

Em suas consultas, o neuropediatra deve lançar mão de todos os recursos necessários para a realização de uma anamnese detalhada, seguida de exame físico geral e neurológico, dirigido para a idade da criança. É de fundamental importância uma conversa franca e aberta com pais ou responsáveis, explicando detalhadamente sobre possíveis diagnósticos, tratamentos, reabilitação e prognóstico, para dispor à família o melhor plano terapêutico e possibilitar à criança uma pronta reabilitação dentro do que estiver ao alcance da Neurologia Infantil e também de uma possível abordagem multidisciplinar, envolvendo outras áreas como fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, etc.

Alguns problemas frequentes dentro do consultório neuropediátrico:

· Dificuldades escolares
· Dores de cabeça (cefaleias);
· Crises convulsivas (epilepsias);
· Hiperatividade e déficit de atenção;
· Paralisia cerebral;
· Doenças musculares;
· Distúrbios psicoafetivos e do comportamento.