Saúde & Bem-Estar

Linfócitos Altos (Linfocitose): O que é?


Normalmente o resultado dos linfócitos vem discriminado junto com os leucócitos no exame de hemograma completo e por final havendo um resultado de linfócitos altos ou aumentados, chamamos de linfocitose.

Linfocitose é um termo médico usado para descrever um aumento no número de linfócitos, que são um tipo de glóbulo branco presente no sangue. Os linfócitos são células importantes do sistema imunológico e desempenham um papel crucial na proteção do organismo contra infecções e outras doenças.

A linfocitose pode ser detectada por meio de um exame de sangue completo, que mede a contagem de linfócitos no sangue. Ela pode ser causada por diversas condições, incluindo infecções virais ou bacterianas, doenças autoimunes, leucemia linfocítica crônica, entre outras. O diagnóstico e o tratamento da linfocitose dependem da causa subjacente e devem ser realizados por um médico especialista.

Resumindo, os linfócitos, costumam serem aumentados quando há infecção e a sua quantidade serve como um indicativo para algumas doenças, entre elas: gripe, alergia, toxoplasmose, rubéola, leucemia e até mesmo HIV.

E dependendo do médico, caso o mesmo desconfie que o paciente está com uma alguma infecção grave ou talvez uma doença autoimune, é muito provável que ele possa pedir o um exame mais detalhado dos leucócitos, discriminando o percentual de linfócitos dentro desse exame.

Valores de referência

Os exames de contagem diferencial de leucócitos tem como resultado normal quando os linfócitos estão entre 20 e 40%, mas é muito importante ressaltar que a quantidade normal de linfócitos e dos outros glóbulos brancos varia conforme idade e sexo do paciente, inclusive, alguns laboratórios também podem utilizar formas de mensurar diferentes, fazendo com que os valores possam ter uma pequena variação.