Educação Infantil

Projeto Festa Junina • Educação Infantil (Creche)


“Arraiá da Alegria: Vivenciando a Festa Junina na Educação Infantil”

Justificativa: A festa junina é uma celebração popular que faz parte da cultura brasileira, repleta de danças, comidas típicas, brincadeiras e muita alegria. É uma oportunidade única para as crianças da Educação Infantil, especialmente em creches, aprenderem sobre as tradições e valores presentes nessa festividade. Além disso, a festa junina proporciona o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, promovendo a interação entre as crianças, suas famílias e a comunidade escolar. Com base nisso, propomos o projeto “Arraiá da Alegria: Vivenciando a Festa Junina na Educação Infantil”.

Objetivos:

  • Introduzir e familiarizar as crianças com a cultura e tradições da festa junina.
  • Promover o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional das crianças por meio de atividades lúdicas e interativas.
  • Estimular a criatividade e expressão artística das crianças na confecção de adereços e decorações para a festa.
  • Estabelecer vínculos familiares e comunitários, envolvendo as famílias e a comunidade escolar na preparação e realização da festa junina.

Atividades Propostas:

  1. Conhecendo as tradições: Exploração de imagens, vídeos e contação de histórias relacionadas à festa junina. Conversas e rodas de conversa sobre as comidas típicas, danças, músicas e roupas usadas na festa.
  2. Preparando a festa: Confecção de adereços e decorações juninas, como bandeirinhas, balões, chapéus de palha e espantalhos, utilizando materiais recicláveis e artísticos. Incentivo à participação das famílias no processo de confecção.
  3. Dançando a quadrilha: Ensino dos passos básicos da quadrilha junina, com ensaios e práticas na sala de aula. Organização de uma apresentação para as famílias durante a festa.
  4. Brincadeiras juninas: Montagem de espaços com brincadeiras típicas, como pescaria, boca do palhaço, correio elegante, argolas, entre outras. Estimulação da coordenação motora, equilíbrio e concentração das crianças.
  5. Delícias juninas: Preparação de comidas típicas com a participação das crianças, como pipoca, canjica, bolo de milho e maçã do amor. Exploração dos sentidos e estímulo à alimentação saudável.
  6. Apresentação e desfile de trajes: Incentivo às crianças e às famílias a se vestirem com trajes juninos. Organização de um desfile durante a festa para apresentação dos trajes confeccionados pelas crianças.
  7. Momentos de encantamento: Contação de histórias e lendas juninas, apresentações musicais com instrumentos simples, como chocalhos e pandeiros, e momentos de apreciação de músicas tradicionais.

Avaliação:

A avaliação do projeto “Arraiá da Alegria: Vivenciando a Festa Junina na Educação Infantil” pode ser realizada de diversas formas, como:

  1. Observação: Acompanhamento das crianças durante as atividades, observando seu engajamento, participação, interação com os colegas e desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais.
  2. Registro: Realização de registros escritos, fotográficos ou em vídeo das atividades desenvolvidas ao longo do projeto, para documentar o processo e os resultados alcançados.
  3. Feedback das famílias: Coleta de opiniões e percepções das famílias sobre o envolvimento e aprendizado das crianças durante as atividades relacionadas à festa junina.
  4. Autoavaliação das crianças: Estímulo às crianças para que expressem suas opiniões e sentimentos sobre as atividades realizadas, por meio de desenhos, relatos orais ou outros meios adequados à faixa etária.
  5. Avaliação do envolvimento da comunidade escolar: Avaliação do nível de participação e engajamento das famílias e da comunidade escolar na preparação e realização da festa junina, por meio de feedbacks e registros de colaboração.

Com base nas observações, registros e feedbacks coletados, é possível analisar o alcance dos objetivos propostos e identificar eventuais ajustes para futuras edições do projeto, buscando sempre aprimorar e adaptar as atividades às necessidades e interesses das crianças da Educação Infantil.