Saúde & Bem-Estar

Relatório de Aluno com Dificuldade de Concentração


Para elaborar um relatório sobre um aluno com dificuldade de concentração, é importante que o relatório seja claro, objetivo e bem estruturado, com títulos e subtítulos que facilitem a leitura e compreensão do conteúdo apresentado. É recomendado também utilizar uma linguagem simples e acessível, evitando termos técnicos ou jargões que possam dificultar a compreensão por parte de quem ler o relatório.

Segue abaixo um exemplo

IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO:

Nome: Ana

Data de nascimento: 10/05/2008

Idade: 15 anos

Diagnóstico: Não há diagnóstico formal, mas apresenta dificuldade de concentração em sala de aula.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Ana é uma aluna do 1º ano do Ensino Médio, matriculada nesta escola desde 2016. Ela não possui um diagnóstico formal, mas apresenta dificuldade de concentração em sala de aula e vem recebendo acompanhamento da equipe pedagógica para lidar com essa dificuldade.

DESENVOLVIMENTO MOTOR:

Não há informações relevantes sobre o desenvolvimento motor de Ana.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO:

Ana apresenta um bom desempenho cognitivo, com habilidades em leitura, escrita e raciocínio lógico. No entanto, ela tem dificuldades em manter a atenção concentrada em uma atividade por um longo período de tempo, o que pode afetar seu desempenho em sala de aula.

LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO:

Ana apresenta uma boa habilidade de comunicação verbal e escrita, com um bom vocabulário e uma boa compreensão de linguagem. No entanto, sua dificuldade de concentração pode afetar sua capacidade de se expressar de forma clara e concisa.

COMPORTAMENTO:

Ana apresenta um comportamento tranquilo e respeitoso em sala de aula, mas pode se distrair facilmente e se tornar inquieta em situações de longa duração. Ela também pode ter dificuldades em seguir as regras e rotinas estabelecidas pela escola, mas isso não parece ser intencional.

ADAPTAÇÃO CURRICULAR:

Ana requer adaptações curriculares para garantir seu acesso ao currículo. É necessário oferecer atividades mais curtas e variadas, para evitar que ela perca o interesse ou se distraia facilmente. É importante também estabelecer rotinas claras e previsíveis, para ajudá-la a se concentrar e a se organizar melhor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Ana é uma aluna que apresenta dificuldades de concentração em sala de aula. Essas dificuldades afetam seu desempenho acadêmico e requerem acompanhamento constante da equipe pedagógica. É importante oferecer adaptações curriculares e apoio individualizado para ajudá-la a superar essas dificuldades e a alcançar seu potencial acadêmico.