Educação Especial

Relatório de Aluno Surdo e Mudo


O relatório de aluno surdo e mudo no AEE é um documento elaborado com o objetivo de descrever as características, necessidades, desafios e estratégias de atendimento educacional especializado de um aluno que apresenta deficiência auditiva profunda e ausência da capacidade de fala. Esse relatório tem como finalidade proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O aluno surdo e mudo enfrenta desafios significativos na comunicação e expressão, uma vez que não possui a capacidade de falar e utiliza a língua de sinais brasileira (Libras) como sua principal forma de comunicação. Nesse contexto, o AEE desempenha um papel fundamental ao oferecer suporte especializado para o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, comunicação alternativa e inclusão no ambiente escolar.

O relatório é elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da educação, como professores especializados em educação de surdos, intérpretes de Libras, fonoaudiólogos e outros especialistas da área da saúde. Essa equipe realiza observações, avaliações e análises para compreender as especificidades do aluno surdo e mudo, suas competências e dificuldades, a fim de propor estratégias pedagógicas e recursos que promovam sua aprendizagem e inclusão.

No relatório, são descritas as características específicas do aluno, como a deficiência auditiva profunda, a ausência da fala e a utilização da Libras como língua de comunicação. Além disso, o documento apresenta as estratégias e recursos utilizados no AEE para promover o desenvolvimento da comunicação em Libras, formas alternativas de expressão e acesso ao currículo escolar.

Esse relatório é uma ferramenta essencial para orientar os professores, a equipe pedagógica e os demais profissionais envolvidos na educação do aluno surdo e mudo, fornecendo informações detalhadas sobre suas necessidades e sugerindo caminhos para sua inclusão e aprendizagem efetivas. A partir desse documento, é possível planejar e implementar estratégias pedagógicas personalizadas, adaptar materiais didáticos e oferecer o suporte necessário para que o aluno surdo e mudo desenvolva seu potencial máximo.

Exemplo de Relatório de Aluno Surdo e Mudo

Nome: Pedro Oliveira
Idade:
14 anos
Série:
8º ano Escola: Escola Estadual ABC
Data:
8 de julho de 2023

Introdução:

O presente relatório tem como objetivo descrever as características, necessidades e estratégias de atendimento educacional especializado do aluno Pedro Oliveira, que é surdo e mudo. O aluno recebe acompanhamento no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE), visando promover sua inclusão e desenvolvimento pleno, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Contexto:

Pedro é um aluno matriculado no 8º ano da Escola Estadual ABC. Ele apresenta uma deficiência auditiva profunda e não possui a capacidade de fala. Pedro utiliza a língua de sinais brasileira (Libras) como sua principal forma de comunicação. A escola oferece o AEE para Pedro, proporcionando apoio especializado para seu desenvolvimento acadêmico e inclusão no ambiente escolar.

Desenvolvimento:

  1. Comunicação e Linguagem: Pedro utiliza a língua de sinais brasileira (Libras) como sua língua natural. No AEE, são desenvolvidas atividades que visam o aprimoramento da comunicação em Libras, o desenvolvimento da compreensão e produção de sinais, bem como o enriquecimento do vocabulário. O uso de recursos visuais, como imagens, vídeos e materiais táteis, é essencial para apoiar sua aprendizagem e comunicação efetiva.
  2. Desenvolvimento da Expressão: Considerando a ausência da fala, Pedro precisa de apoio para desenvolver outras formas de expressão. No AEE, são realizadas atividades que incentivam a expressão através de gestos, expressões faciais, escrita e uso de recursos visuais. O professor do AEE utiliza estratégias de comunicação alternativa para promover sua participação ativa em sala de aula e em atividades sociais.
  3. Acesso ao Currículo: No AEE, são realizadas adaptações curriculares e elaborados materiais pedagógicos específicos para atender às necessidades de Pedro. São utilizados recursos visuais, materiais concretos e tecnológicos, como vídeos e animações, para auxiliá-lo na compreensão dos conteúdos abordados nas diferentes áreas do conhecimento. A mediação do professor do AEE é fundamental para garantir a acessibilidade e o pleno acesso ao currículo escolar.

Conclusão:

Pedro Oliveira, aluno surdo e mudo, é atendido no AEE com o objetivo de proporcionar-lhe uma educação inclusiva e de qualidade. O trabalho desenvolvido no AEE busca fortalecer suas habilidades de comunicação em Libras, desenvolver formas alternativas de expressão e garantir seu acesso ao currículo escolar.

A equipe pedagógica da escola trabalha em parceria com a família e profissionais especializados para criar estratégias adequadas, adaptar materiais e oferecer um ambiente inclusivo, de acordo com as diretrizes da BNCC. É essencial que todos os envolvidos estejam comprometidos com o sucesso acadêmico e social de Pedro, garantindo sua plena participação e aprendizagem no contexto escolar.

Veja também: