Educação Especial

Relatório de Aluno Surdo no AEE


O relatório de aluno surdo no AEE é um documento que tem como objetivo descrever as características, necessidades e estratégias de atendimento educacional especializado de um aluno surdo que recebe acompanhamento no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse relatório é fundamental para promover a inclusão e o desenvolvimento pleno do aluno, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O AEE é uma modalidade de ensino prevista na legislação brasileira que visa atender às necessidades educacionais específicas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. No caso dos alunos surdos, o AEE desempenha um papel fundamental ao proporcionar apoio especializado para o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas, comunicativas e acadêmicas.

O relatório é elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da educação, como professores especializados em educação de surdos, intérpretes de Libras, fonoaudiólogos e outros especialistas da área da saúde. Essa equipe realiza observações, avaliações e análises para compreender as especificidades do aluno surdo, suas competências e dificuldades, a fim de propor estratégias pedagógicas e recursos que promovam sua aprendizagem e inclusão no ambiente escolar.

No relatório, são descritas as características do aluno surdo, como o grau de perda auditiva, o uso de língua de sinais brasileira (Libras) como sua língua natural, a necessidade de apoio para aquisição e desenvolvimento da língua portuguesa escrita, entre outros aspectos relevantes. Além disso, o documento apresenta as estratégias e recursos utilizados no AEE para promover o desenvolvimento da comunicação, linguagem, leitura, escrita e acesso ao currículo.

Esse relatório é uma ferramenta essencial para orientar os professores, a equipe pedagógica e os demais profissionais envolvidos na educação do aluno surdo, fornecendo informações precisas sobre suas necessidades e apontando caminhos para sua inclusão e aprendizagem efetivas. A partir desse documento, é possível planejar e implementar estratégias pedagógicas inclusivas, adaptar materiais didáticos e oferecer o suporte adequado para que o aluno surdo desenvolva seu potencial máximo.

Exemplo de Relatório de Aluno Surdo no AEE

Nome: Maria Santos
Idade:
10 anos
Série:
5º ano
Escola:
Escola Municipal XYZ
Data:
8 de julho de 2023

Introdução:

O presente relatório tem como objetivo descrever as características e necessidades do aluno Maria Santos, que é surda, e suas atividades no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O AEE é uma modalidade de ensino prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que visa atender às necessidades educacionais específicas de alunos com deficiência, como no caso de Maria.

Contexto:

Maria é uma aluna matriculada no 5º ano da Escola Municipal XYZ. Ela apresenta uma deficiência auditiva profunda, sendo usuária de língua de sinais brasileira (Libras) como sua principal forma de comunicação. A escola oferece o AEE para Maria, proporcionando apoio especializado para seu desenvolvimento acadêmico e inclusão no ambiente escolar.

Desenvolvimento:

  1. Comunicação e Linguagem: Maria utiliza a língua de sinais brasileira (Libras) como sua língua natural. Durante as aulas de AEE, são realizadas atividades que visam o aprimoramento da comunicação em Libras, o desenvolvimento da compreensão e produção de sinais, bem como o enriquecimento do vocabulário. O uso de recursos visuais, como imagens, vídeos e materiais táteis, é essencial para apoiar sua aprendizagem.
  2. Leitura e Escrita: Maria está em processo de alfabetização, utilizando a língua portuguesa escrita como segunda língua. Durante o AEE, são desenvolvidas atividades que visam o reconhecimento e a associação dos sinais em Libras com as correspondentes palavras escritas em português. São utilizados materiais adaptados, como cartilhas bilíngues, jogos interativos e atividades lúdicas, para promover seu desenvolvimento na leitura e escrita.
  3. Acesso ao Currículo: No AEE, são realizadas adaptações curriculares e elaborados materiais pedagógicos específicos para atender às necessidades de Maria. São utilizados recursos visuais, como imagens, gráficos e diagramas, para auxiliá-la na compreensão dos conteúdos abordados nas diversas áreas do conhecimento. A mediação do professor do AEE é fundamental para garantir a acessibilidade e o pleno acesso ao currículo escolar.

Conclusão: Maria Santos, aluna surda, é atendida no AEE com o objetivo de proporcionar-lhe uma educação inclusiva e de qualidade. O trabalho realizado nesse ambiente visa desenvolver suas habilidades de comunicação em Libras, sua alfabetização em língua portuguesa escrita e garantir seu acesso ao currículo escolar.

A equipe pedagógica da escola tem trabalhado em parceria com a família e profissionais especializados para criar estratégias adequadas, adaptar materiais e oferecer um ambiente inclusivo, conforme preconizado pela BNCC. É fundamental que todos os envolvidos estejam comprometidos com o sucesso acadêmico e social de Maria, garantindo sua plena participação e aprendizagem no contexto escolar.

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