Ensino Médio

Relatório de Estágio Supervisionado • História (Ensino Médio)


O relatório de estágio supervisionado na disciplina de História no Ensino Médio tem como finalidade documentar as atividades realizadas durante o estágio, assim como as reflexões e aprendizados obtidos nesse processo. Além disso, o relatório permite ao estudante fazer uma análise crítica de sua atuação, identificando pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas.

Ao longo deste relatório, serão descritas as atividades desenvolvidas durante o estágio, como observação de aulas, participação no planejamento e regência de aulas, acompanhamento individualizado dos alunos, entre outras. Também serão apresentadas as reflexões e aprendizados obtidos durante essa experiência, assim como as considerações finais sobre o impacto do estágio na formação profissional como professor de História no Ensino Médio.

O estágio supervisionado na disciplina de História no Ensino Médio é uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, adquirir experiência na sala de aula e desenvolver as competências necessárias para a atuação como professor. É um momento de crescimento e aprendizado, que contribui significativamente para a formação profissional na área da Educação Histórica.

Exemplo de Relatório de Estágio Supervisionado • História (Ensino Médio)

Introdução

Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado na disciplina de História no Ensino Médio. O estágio foi realizado na Escola XYZ, entre [data inicial] e [data final], com o objetivo de adquirir experiência prática na docência de História, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação acadêmica.

Contextualização da Escola

A Escola XYZ é uma instituição de ensino pública, localizada na cidade [nome da cidade], que atende alunos do Ensino Médio. A escola possui uma equipe pedagógica dedicada e recursos adequados para o ensino de História.

Desenvolvimento das Atividades

Durante o estágio, foram realizadas as seguintes atividades:

Observação de Aulas: Inicialmente, realizei a observação das aulas ministradas pelo professor titular de História. Essa etapa permitiu conhecer a dinâmica das aulas, as metodologias utilizadas e os conteúdos abordados, além de proporcionar uma compreensão do perfil dos alunos.

Planejamento de Aulas: Em conjunto com o professor titular, participei do planejamento das aulas de História. Contribuí na definição dos temas a serem abordados, na seleção de recursos didáticos e na elaboração de atividades pedagógicas.

Regência de Aulas: Sob a supervisão do professor titular, tive a oportunidade de ministrar algumas aulas de História. Durante essas aulas, apresentei conteúdos relacionados aos períodos históricos estudados, promovendo discussões, debates e atividades práticas que estimularam a reflexão crítica dos alunos.

Elaboração e Correção de Avaliações: Colaborei na elaboração de avaliações, buscando alinhar os objetivos de aprendizagem com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Também participei da correção das avaliações, fornecendo feedback aos alunos para auxiliar em seu processo de aprendizagem.

Acompanhamento Individualizado: Além das aulas em grupo, busquei auxiliar os alunos individualmente, esclarecendo dúvidas, oferecendo suporte em pesquisas e incentivando a participação ativa nas atividades propostas.

Participação em Projetos Interdisciplinares: Durante o estágio, participei de projetos interdisciplinares, envolvendo a disciplina de História em diálogo com outras áreas do conhecimento. Isso contribuiu para uma visão mais ampla e contextualizada dos conteúdos históricos, estimulando a interação entre diferentes disciplinas.

Reflexões e Aprendizados

O estágio supervisionado proporcionou uma visão aprofundada da prática docente em História no Ensino Médio. Durante esse período, pude vivenciar a realidade da sala de aula, compreendendo os desafios e as necessidades dos alunos. Foi possível desenvolver habilidades de comunicação, planejamento e adaptação, fundamentais para o exercício da docência.

Veja também: