Dinâmica Primeiro Dia de Aula • Educação Infantil (4 anos)
O primeiro dia de aula na Educação Infantil é um momento muito importante, tanto para as crianças quanto para os professores. É nessa ocasião que as crianças começam a se familiarizar com o ambiente escolar, estabelecem vínculos com os colegas e com o professor, e iniciam sua jornada de aprendizagem.
Uma dinâmica divertida e acolhedora pode contribuir para criar um ambiente positivo e acolhedor desde o primeiro dia.
A seguir, uma dinâmica adequada para crianças de 4 anos:
Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula – Educação Infantil 4 anos
Nome da Dinâmica: “Amigo do Abraço”
Objetivos:
- Promover a integração entre as crianças.
- Estabelecer vínculos afetivos desde o primeiro dia de aula.
- Incentivar o respeito e a empatia entre os colegas.
Materiais necessários:
- Etiquetas adesivas ou crachás.
Passo a passo:
- Preparação:
- Antes da atividade, escreva o nome de cada criança em uma etiqueta adesiva ou crachá.
- Cole as etiquetas nas costas das crianças, de forma que elas não consigam ler seus próprios nomes.
- Explicação da atividade:
- Reúna as crianças em uma roda e explique que elas irão se tornar “Amigos do Abraço”.
- Explique que cada criança terá como objetivo descobrir o nome do colega cuja etiqueta está nas costas, mas sem olhar.
- Procedimento:
- Peça para as crianças circularem pela sala e se aproximarem umas das outras.
- Incentive-as a se cumprimentarem com abraços e a observar os nomes nas costas dos colegas.
- Oriente-as a perguntar aos colegas: “Você é o meu amigo do abraço?”. A resposta deve ser “sim” ou “não”.
- As crianças devem continuar circulando até encontrar o colega cujo nome está em sua etiqueta.
- Ao encontrar seu “Amigo do Abraço”, cada criança deve se apresentar, falar seu próprio nome e o nome do colega.
- Reflexão e conversa em grupo:
- Reúna as crianças novamente em uma roda e promova uma conversa sobre a atividade.
- Pergunte às crianças como se sentiram ao abraçar e serem abraçadas por seus colegas.
- Incentive-as a compartilhar suas experiências e emoções durante a dinâmica.
- Destaque a importância do respeito, da amizade e do cuidado com o outro.
Essa dinâmica proporciona um momento lúdico e afetivo, no qual as crianças têm a oportunidade de interagir e conhecer seus novos colegas de classe. Além disso, promove o desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais, como a empatia, a autoconfiança e o respeito mútuo.
Lembre-se de adaptar a dinâmica de acordo com o número de crianças e as características da turma, garantindo que seja um momento divertido e inclusivo para todos.
Veja também: