Educação Infantil

Dinâmica Primeiro Dia de Aula • Educação Infantil (4 anos)


O primeiro dia de aula na Educação Infantil é um momento muito importante, tanto para as crianças quanto para os professores. É nessa ocasião que as crianças começam a se familiarizar com o ambiente escolar, estabelecem vínculos com os colegas e com o professor, e iniciam sua jornada de aprendizagem.

Uma dinâmica divertida e acolhedora pode contribuir para criar um ambiente positivo e acolhedor desde o primeiro dia.

A seguir, uma dinâmica adequada para crianças de 4 anos:

Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula – Educação Infantil 4 anos

Nome da Dinâmica: “Amigo do Abraço”

Objetivos:

  • Promover a integração entre as crianças.
  • Estabelecer vínculos afetivos desde o primeiro dia de aula.
  • Incentivar o respeito e a empatia entre os colegas.

Materiais necessários:

  • Etiquetas adesivas ou crachás.

Passo a passo:

  1. Preparação:
  • Antes da atividade, escreva o nome de cada criança em uma etiqueta adesiva ou crachá.
  • Cole as etiquetas nas costas das crianças, de forma que elas não consigam ler seus próprios nomes.
  1. Explicação da atividade:
  • Reúna as crianças em uma roda e explique que elas irão se tornar “Amigos do Abraço”.
  • Explique que cada criança terá como objetivo descobrir o nome do colega cuja etiqueta está nas costas, mas sem olhar.
  1. Procedimento:
  • Peça para as crianças circularem pela sala e se aproximarem umas das outras.
  • Incentive-as a se cumprimentarem com abraços e a observar os nomes nas costas dos colegas.
  • Oriente-as a perguntar aos colegas: “Você é o meu amigo do abraço?”. A resposta deve ser “sim” ou “não”.
  • As crianças devem continuar circulando até encontrar o colega cujo nome está em sua etiqueta.
  • Ao encontrar seu “Amigo do Abraço”, cada criança deve se apresentar, falar seu próprio nome e o nome do colega.
  1. Reflexão e conversa em grupo:
  • Reúna as crianças novamente em uma roda e promova uma conversa sobre a atividade.
  • Pergunte às crianças como se sentiram ao abraçar e serem abraçadas por seus colegas.
  • Incentive-as a compartilhar suas experiências e emoções durante a dinâmica.
  • Destaque a importância do respeito, da amizade e do cuidado com o outro.

Essa dinâmica proporciona um momento lúdico e afetivo, no qual as crianças têm a oportunidade de interagir e conhecer seus novos colegas de classe. Além disso, promove o desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais, como a empatia, a autoconfiança e o respeito mútuo.

Lembre-se de adaptar a dinâmica de acordo com o número de crianças e as características da turma, garantindo que seja um momento divertido e inclusivo para todos.

Veja também: