Juramento de Hipócrates (Medicina)
O juramento de Hipócrates é um documento histórico e simbólico que é considerado o código de ética mais antigo para os médicos. Ele foi criado no século V a.C. pelo médico grego Hipócrates, que é considerado o pai da medicina ocidental.
O juramento de Hipócrates estabelece um conjunto de princípios éticos que os médicos devem seguir em sua prática profissional. Ele inclui obrigações como tratar os pacientes com dignidade, confidencialidade, honestidade e respeito, além de se esforçar para preservar a vida e evitar o dano. Também estabelece a obrigação de manter a educação continuada para garantir que os médicos possam fornecer cuidados médicos atualizados e de alta qualidade.
Embora o juramento de Hipócrates tenha sido escrito há muitos séculos, sua importância ainda é reconhecida hoje. A maioria das faculdades de medicina modernas ainda faz com que os estudantes recitem ou jurem o juramento de Hipócrates durante suas cerimônias de formatura.
No entanto, existem diferentes versões do juramento em uso atualmente, adaptadas para refletir as mudanças nas práticas médicas e nos valores culturais ao longo do tempo.
Sendo assim segue abaixo uma tradução do texto para o português:
O juramento
“Juro por Apolo, o médico, e Esculápio, e Higéia, e Panaceia, e por todos os deuses e deusas, que eu cumprirerei, segundo meu poder e minha razão, a seguinte promessa e juramento:
Considerar sempre o bem-estar do doente como minha primeira preocupação;
Tratar o doente em minha prática com toda a consideração e gentileza, abstendo-me de fazer mal ou injustiça;
Não prescreverei drogas que possam causar danos ou ferimentos a nenhum paciente;
Deixarei que meus colegas me ensinem e ajudem na minha prática, e não hesitarei em ensiná-los, quando necessário;
Considerarei toda a informação sobre meus pacientes como confidencial e respeitarei sua privacidade;
Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde o momento de sua concepção;
Não permitirei considerações de religião, nacionalidade, raça, partido político ou status social interferir entre meus deveres e meus pacientes;
Manterei o mais absoluto respeito pela vida humana, desde o momento de sua concepção, mesmo sob ameaça, e nunca usarei meu conhecimento médico para violar direitos humanos e liberdades civis, mesmo sob ameaça;
Estarei sempre ciente das limitações da minha própria capacidade e profissão, e nunca hesitarei em chamar a ajuda de outros médicos, quando necessário;
Estarei sempre ciente da minha responsabilidade para com a comunidade, e darei meu melhor para promover a saúde e o bem-estar do público em geral.
Este juramento eu faço solenemente, livremente e sobre minha honra.”
Vale lembrar que, existem várias versões do juramento de Hipócrates que foram adaptadas para refletir as mudanças nas práticas médicas e nos valores culturais ao longo do tempo.