Planos de Aula

Plano de Aula Acolhimento • Educação Infantil (BNCC)


Elaborar um plano de aula de acolhimento na Educação Infantil, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é fundamental para criar um ambiente acolhedor e promover o desenvolvimento integral das crianças. Segue abaixo, um exemplo de plano de aula de acolhimento, considerando alguns aspectos da BNCC:

Título da Aula: “Bem-Vindos ao Mundo Encantado da Educação Infantil”

Objetivo Geral:

  • Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para as crianças.
  • Iniciar o processo de criação de vínculos entre os alunos e com a professora.
  • Explorar atividades que estimulem o desenvolvimento socioemocional.

Objetivos Específicos:

  1. Conhecer os nomes dos colegas de classe.
  2. Compartilhar informações sobre si mesmo.
  3. Expressar emoções por meio de atividades artísticas.
  4. Explorar o ambiente da sala de aula de forma lúdica e interativa.

Conteúdos:

  • Apresentação e interação com os colegas.
  • Exploração da sala de aula.
  • Atividades artísticas para expressão emocional.

Metodologia:

  1. Roda de Apresentação: Criação de uma roda de conversa para que cada criança possa se apresentar, dizendo seu nome e algo que gosta de fazer.
  2. Jogo do Nome: Propor um jogo interativo para que as crianças memorizem os nomes dos colegas.
  3. Exploração da Sala de Aula: Realização de uma atividade lúdica de exploração do ambiente, apresentando os diferentes espaços e materiais disponíveis.
  4. Atividade Artística: Propor uma atividade artística que permita às crianças expressarem suas emoções, como pintura, colagem ou modelagem.
  5. Cantigas e Histórias: Introdução de cantigas e histórias que promovam o acolhimento e a integração.

Recursos Necessários:

  • Quadro branco ou flip chart.
  • Cartazes com os nomes dos alunos.
  • Materiais de arte.
  • Músicas e histórias selecionadas.

Avaliação:

  • Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades.
  • Registro das interações sociais e expressões emocionais durante a aula.

Referências à BNCC:

  • Desenvolvimento Pessoal e Social: Expressar sentimentos, desejos e necessidades; respeitar a individualidade e a diversidade.
  • Conhecimento de Mundo: Explorar o ambiente; identificar-se como parte de um grupo.

Este é apenas um exemplo e pode ser adaptado de acordo com as características específicas da turma e da instituição. Certifique-se de seguir as orientações da BNCC e considerar as necessidades individuais das crianças durante o planejamento e implementação das atividades.

Veja também: