Plano de Aula Acolhimento • Educação Infantil (BNCC)
Elaborar um plano de aula de acolhimento na Educação Infantil, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é fundamental para criar um ambiente acolhedor e promover o desenvolvimento integral das crianças. Segue abaixo, um exemplo de plano de aula de acolhimento, considerando alguns aspectos da BNCC:
Título da Aula: “Bem-Vindos ao Mundo Encantado da Educação Infantil”
Objetivo Geral:
- Proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para as crianças.
- Iniciar o processo de criação de vínculos entre os alunos e com a professora.
- Explorar atividades que estimulem o desenvolvimento socioemocional.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os nomes dos colegas de classe.
- Compartilhar informações sobre si mesmo.
- Expressar emoções por meio de atividades artísticas.
- Explorar o ambiente da sala de aula de forma lúdica e interativa.
Conteúdos:
- Apresentação e interação com os colegas.
- Exploração da sala de aula.
- Atividades artísticas para expressão emocional.
Metodologia:
- Roda de Apresentação: Criação de uma roda de conversa para que cada criança possa se apresentar, dizendo seu nome e algo que gosta de fazer.
- Jogo do Nome: Propor um jogo interativo para que as crianças memorizem os nomes dos colegas.
- Exploração da Sala de Aula: Realização de uma atividade lúdica de exploração do ambiente, apresentando os diferentes espaços e materiais disponíveis.
- Atividade Artística: Propor uma atividade artística que permita às crianças expressarem suas emoções, como pintura, colagem ou modelagem.
- Cantigas e Histórias: Introdução de cantigas e histórias que promovam o acolhimento e a integração.
Recursos Necessários:
- Quadro branco ou flip chart.
- Cartazes com os nomes dos alunos.
- Materiais de arte.
- Músicas e histórias selecionadas.
Avaliação:
- Observação do envolvimento e participação das crianças nas atividades.
- Registro das interações sociais e expressões emocionais durante a aula.
Referências à BNCC:
- Desenvolvimento Pessoal e Social: Expressar sentimentos, desejos e necessidades; respeitar a individualidade e a diversidade.
- Conhecimento de Mundo: Explorar o ambiente; identificar-se como parte de um grupo.
Este é apenas um exemplo e pode ser adaptado de acordo com as características específicas da turma e da instituição. Certifique-se de seguir as orientações da BNCC e considerar as necessidades individuais das crianças durante o planejamento e implementação das atividades.
Veja também: