Educação Infantil

Plano de Aula: Circuito Motor • Educação Infantil (BNCC)


Para elaborar um plano de aula de circuito motor para a Educação Infantil alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é importante focar no desenvolvimento das habilidades motoras, sociais e cognitivas das crianças de maneira integrada e lúdica. Aqui está um exemplo de plano de aula baseado nesses princípios:

Plano de Aula: Circuito Motor na Educação Infantil

Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades motoras, sociais e cognitivas por meio de um circuito motor adaptado às necessidades e interesses das crianças.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a coordenação motora ampla (correr, pular, equilibrar-se).
  • Estimular a coordenação visomotora e a precisão (arremessar, chutar).
  • Promover a socialização e cooperação entre as crianças.
  • Explorar diferentes texturas, sons e movimentos.

Conteúdos:

  • Habilidades motoras: correr, pular, equilibrar-se, arremessar, chutar.
  • Noções espaciais: frente, trás, esquerda, direita.
  • Interação social: cooperação, espera pela vez, respeito às regras.

Recursos Necessários:

  • Espaço amplo e seguro para a realização das atividades.
  • Materiais variados: cones, bolas, cordas, almofadas, fita adesiva para demarcação no chão, objetos para equilíbrio (pranchas, colchonetes).

Estratégias e Atividades:

  1. Aquecimento (5 minutos):
  • Movimentos livres de aquecimento (correr no lugar, balançar os braços, etc.).
  1. Explicação do Circuito (5 minutos):
  • Mostrar o layout do circuito e explicar cada estação ou atividade brevemente.
  1. Execução do Circuito (20 minutos):
  • Dividir as crianças em grupos pequenos.
  • Cada grupo começa em uma estação do circuito e se move para a próxima após completar a atividade.
  • Exemplos de estações:
    • Estação 1: Equilibrar-se em uma linha desenhada no chão.
    • Estação 2: Pular em um pé só de um cone para outro.
    • Estação 3: Arremessar uma bola em um alvo desenhado na parede.
    • Estação 4: Rolar no chão por uma distância específica.
    • Estação 5: Correr em zig-zag entre cones.
  • Monitorar e incentivar as crianças durante o circuito.
  1. Discussão e Reflexão (10 minutos):
  • Reunir as crianças ao final do circuito.
  • Perguntar sobre suas experiências e o que aprenderam.
  • Refletir sobre os desafios enfrentados e como superá-los.
  • Discutir a importância da cooperação e do respeito às regras.
  1. Atividade de Encerramento (5 minutos):
  • Relaxamento final com movimentos suaves e respiração consciente.
  • Agradecimento e elogios às crianças pelo esforço e participação.

Avaliação:

  • Observar o desempenho das crianças durante o circuito.
  • Avaliar a participação, cooperação e desenvolvimento das habilidades motoras.

Observações:

  • Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e habilidades individuais das crianças.
  • Garantir um ambiente seguro e supervisionado durante todo o circuito.
  • Estimular o uso da linguagem para descrever as atividades e interações sociais.

Este plano de aula não apenas aborda os objetivos específicos de desenvolvimento motor e social, mas também está alinhado com os princípios da BNCC ao promover uma aprendizagem significativa e integrada para as crianças na Educação Infantil.

Veja também: