Planos de Aula

Plano de Aula • Dança (BNCC) • Educação Infantil


A dança é uma forma de expressão artística que proporciona às crianças uma maneira divertida e envolvente de explorar seus corpos, desenvolver habilidades motoras e expressar sua criatividade.

Um plano de aula de dança na educação infantil é cuidadosamente elaborado para promover o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos físicos, emocionais e sociais. Ele é projetado para proporcionar uma experiência significativa, divertida e educativa, que contribua para o crescimento global dos pequenos.

Durante as aulas de dança, as crianças têm a oportunidade de explorar diferentes ritmos, movimentos e expressões corporais. Elas aprendem a identificar partes do corpo, aperfeiçoam a coordenação motora, desenvolvem noção espacial e ampliam sua consciência corporal.

Além disso, o plano de aula de dança (BNCC) na educação infantil incentiva a imaginação e a criatividade das crianças. Elas são convidadas a criar e experimentar movimentos, expressando-se livremente e descobrindo novas possibilidades de expressão artística.

Exemplo de Plano de Aula de Dança na Educação Infantil

Tema: Descobrindo e Expressando Movimentos através da Dança

Faixa etária: Educação Infantil (3 a 5 anos)

Objetivo geral: Desenvolver a consciência corporal, a expressão criativa e a coordenação motora das crianças por meio da dança, explorando diferentes ritmos e movimentos.

Objetivos específicos:

  1. Reconhecer e identificar partes do corpo e suas possibilidades de movimento.
  2. Experimentar diferentes ritmos musicais e explorar movimentos corporais correspondentes.
  3. Expressar-se criativamente por meio da dança, desenvolvendo a imaginação e a capacidade de narrativa corporal.
  4. Desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a noção espacial.
  5. Estimular a interação e a colaboração entre as crianças por meio da dança em grupo.

Atividades:

  1. Aquecimento e Alongamento (10 minutos):
  • Realizar exercícios de aquecimento para preparar o corpo para a atividade.
  • Fazer alongamentos simples, enfatizando as partes do corpo que serão trabalhadas na dança.
  1. Exploração do Corpo (15 minutos):
  • Conduzir atividades de exploração corporal, incentivando as crianças a identificarem e nomearem partes do corpo.
  • Propor desafios de movimento, como tocar o chão com as mãos, tocar o nariz com os pés, etc.
  1. Experimentação de Ritmos (15 minutos):
  • Apresentar diferentes estilos musicais (ex.: música clássica, música pop, música folclórica) e discutir suas características.
  • Incentivar as crianças a experimentarem movimentos corporais correspondentes aos ritmos, como saltar, girar, balançar os braços, etc.
  1. Dança Criativa (20 minutos):
  • Propor um tema ou uma história para a dança (ex.: animais na floresta, viagem espacial) e pedir às crianças que criem movimentos que representem o tema.
  • Deixar as crianças se expressarem livremente, explorando diferentes movimentos e ritmos.
  1. Dança em Grupo (15 minutos):
  • Dividir as crianças em pequenos grupos e pedir que criem uma coreografia simples juntas.
  • Cada grupo apresenta sua coreografia para os outros, incentivando a interação e a colaboração entre as crianças.
  1. Relaxamento (5 minutos):
  • Encerrar a aula com uma atividade de relaxamento, como deitar-se no chão e fazer respirações profundas e calmas.

Recursos necessários:

  • Músicas de diferentes estilos
  • Espaço amplo para as atividades de dança
  • Colchonetes ou tapetes para o alongamento e o relaxamento

Avaliação:
A avaliação será realizada de forma formativa, observando a participação ativa das crianças, seu envolvimento na exploração do corpo e na experimentação de ritmos, bem como sua criatividade e capacidade de expressão corporal. Serão valorizados o respeito às regras da atividade em grupo, a colaboração e o compartilhamento de ideias.

Observações:

Lembrar-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e as habilidades motoras das crianças. Este plano de aula pode ser ajustado e modificado para atender às necessidades específicas da turma. É importante garantir a segurança durante as atividades, oferecendo um ambiente adequado e supervisionado. O professor deve estar atento às reações das crianças e fazer as adaptações necessárias para garantir uma experiência positiva e inclusiva para todos.

Além disso, é valioso incorporar elementos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas atividades de dança. Por exemplo, explorar aspectos culturais da dança, promover a apreciação e a valorização da diversidade cultural, além de abordar habilidades sócio-emocionais, como a comunicação, o respeito e a cooperação.

Por fim, incentivar o envolvimento dos pais ou responsáveis, compartilhando informações sobre as atividades realizadas e encorajando-os a apoiar e reforçar o aprendizado em casa.

Lembrando que este é apenas um exemplo de plano de aula de dança para a Educação Infantil, e que pode ser adaptado conforme a necessidade e a realidade de cada contexto educacional.

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